Cubo azul do logotipo da ocean

O Ocean Novos Negócios (Ocean N2) mantém um espaço físico no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e oferece treinamentos a startups de todo o País

O programa Ocean Novos Negócios (ou Ocean N2), parceria entre a Samsung e as Universidades de São Paulo (USP), do Estado do Amazonas (UEA) e Estadual de Campinas (Unicamp), caminha para seu encerramento, em 31 de agosto. Para o programa, foram selecionadas 5 startups da região Norte e outras 10 das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país para uma pré-aceleração com treinamentos, mentorias e networking com especialistas da empresa e professores das universidades, possibilitando às 15 equipes participantes uma entrada mais eficiente no mercado.

A iniciativa promove a capacitação de empreendedores para transformar suas ideias em negócios rentáveis e de relevância no mercado. As atividades incluem treinamentos, mentorias individuais e coletivas, capacitações, rede de interações e ferramentas capazes de aprimorar os projetos em grau inicial de maturidade. Os participantes também têm a oportunidade de interagir com especialistas de áreas como marketing, tecnologia e jurídico para tirar dúvidas e trocar experiências.

Durante o período de três meses do programa, o que mais chamou a atenção da equipe participante Kumbi Brasil, empresa de recuperação de ativos e gestão de cobrança do Amazonas, foram as mentorias coletivas.

“Essa parte do programa é muito rica porque não se trata apenas de uma palestra. São pessoas compartilhando conhecimento e nos ajudando a enriquecer nosso repertório. Além disso, eles trazem empreendedores experientes e pessoas com negócios de perfis muito parecidos com o nosso. Tem sido uma experiência incrível para nós”, afirma o COO da empresa, Maikon Douglas Galvão dos Santos.

Esse também é um ponto importante para a professora Michella Lima, da Universidade do Estado do Amazonas, que aponta as mentorias coletivas como essenciais para gerar oportunidades de interação com especialistas em diferentes áreas. Ela também aponta a união das universidades como destaque dentro do programa.

“Aqui no Norte temos um número mais tímido de startups em operação em comparação ao Sul e Sudeste do Brasil. Por isso, vejo nessa integração algo muito interessante para que haja uma troca entre as startups de todas as regiões”.

O professor André Leme Fleury, da USP, concorda que a parceria entre as instituições trouxe um peso ainda maior ao programa, pois fortalece todo o ecossistema empreendedor, conecta todos os envolvidos, independentemente da localização, e permite uma interação positiva entre as startups.

“Tenho como meta trabalhar com outras universidades e é um privilégio estabelecer novas parcerias em empreendedorismo com a Unicamp e com a UEA. Para mim, a parceria entre a Samsung e essas instituições tem sido uma ótima experiência”, explica.

O Ocean Novos Negócios oferece ferramentas e estratégias para que as equipes participantes apliquem em suas empresas, permitindo a revisitação de problemas, público, persona e outras características que impediriam o crescimento. Marina Santana, da Conhecimentor, startup participante do projeto e que conecta alunos da graduação com pré-vestibulandos, afirma que o programa tem ajudado com devolutivas para revisitar a estrutura da empresa, além de consolidar o modelo de negócio e na dissolução de entraves.

“Nós evoluímos muito e vimos onde estão os gargalos, que a gente não consegue enxergar no automatismo e acabam gerando reincidência de problemas”, explica.

“O Ocean Novos Negócios reforça a preocupação da Samsung em estimular a inovação e a educação, além de contribuir para o desenvolvimento da economia por meio desses novos negócios. Estamos muito animados para ver o que essas equipes realizarão ao final do programa”, afirma Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Sobre o Samsung Ocean

O Samsung Ocean é uma iniciativa da Samsung no Brasil que oferece capacitação tecnológica à comunidade e fomenta a criação de empresas de base tecnológica (startups). Com instalações modernas, o programa oferece gratuitamente treinamentos técnicos combinados com temas relacionados à usabilidade e ao empreendedorismo, além do contato com especialistas da empresa e do mercado. Mais de 100 mil pessoas já passaram pelo Samsung Ocean e cerca de 3.900 sessões de treinamentos, workshops e eventos foram realizados pela iniciativa.

Sobre a Samsung Electronics Co. Ltd.

A Samsung inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A empresa está redefinindo o mundo de televisores, smartphones, dispositivos portáteis, tablets, equipamentos digitais, sistemas de rede, memória, sistema LSI e soluções de semicondutores e LED. Para saber as últimas notícias, visite a Samsung Newsroom em https://news.samsung.com/br.